Instituto investe na ozonioterapia com a adesão de conselhos

Comments · 90 Views

Simples e eficaz, a prática não é exatamente uma novidade, aplicação de ozonio para gordura localizada mas nos últimos anos tem se expandido por aplicação de ozonio para gordura localizada.

Simples e eficaz, a prática não é exatamente uma novidade, mas nos últimos anos tem se expandido por promover oxigenação dos tecidos e um aumento natural na produção de colágeno, além de ser considerada amplamente segura. Por se tratar de uma biomolécula que também é produzida pelo próprio corpo, praticamente não apresenta contraindicações. Fabio Borges Além da injeção tradicional com seringa, podemos usar bags e óleos e até a injeção do gás sem seringa (modo "carboxi" ou "fluxo livre"), utilizando um uma mangueira de silicone apropriada. Vale dizer que o uso do gás ozônio na terapia capilar tem respaldo na literatura39,40 e na prática clínica tem se mostrado extremamente eficaz.

Ozonioterapia, técnica já ganha destaque e pesquisas no Brasil

Um indivíduo é considerado obeso quando seu IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2, conforme informações da agência especializada em saúde. A ozonioterapia, forma de medicina alternativa que busca aumentar a quantidade de oxigênio no corpo introduzindo ozônio, foi apresentada no 14º CCISE (Congresso Científico Internacional de Saúde Estética) como uma alternativa para o tratamento da Síndrome da Desarmonia Corporal. O evento integrou a Feira Estética In Rio 2021, que foi realizada no Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro do último ano. A popularização da prática no Brasil, cuja regulamentação é discutida no Congresso Federal desde 2017, tem levado a profissionais da área de saúde, inclusive, a desenvolver cursos especializados sobre o procedimento. Tratamento que consiste na administração de ozônio no organismo, estimulando a regulação e o equilíbrio em diversos sistemas do corpo humano, a ozonioterapia é reconhecida como terapia integrativa e complementar pelo Ministério da Saúde e oferecida à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde março de 2018.

Carnê da Beleza pode impulsionar o lucro das clínicas de estética?

O ozônio, conhecido por suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, tem sido aplicado em uma variedade de tratamentos, desde lesões cutâneas até doenças crônicas. O Dr. Rafael Ferreira, renomado especialista na área, destaca a eficácia e os benefícios dessa terapia em diferentes contextos de saúde e beleza. "As atividades do IRF não estão suspensas, mas ele passará a ser o mantenedor de conceitos e conteúdos que serão ministrados através da Ozone Academy e também do Instituto de Ciências Estéticas", afirma. "Ou seja, o IRF pesquisa, desenvolve e cria e depois ensina através das suas escolas de formação profissional", complementa. Com o avanço da ozonioterapia no Brasil, surgem diversas iniciativas referentes à modalidade no país.

Instituto investe na ozonioterapia com a adesão de conselhos

Apesar de ter sido anunciada como possível tratamento no combate ao novo Coronavírus, faltam evidências sólidas de sua eficácia nesta situação. O procedimento tem poucas contraindicações, não devendo ser recomendado, segundo especialistas, a pacientes com deficiência relacionada à enzima G6PD, visto que sua ausência ou deficiência é responsável por causar a destruição em massa das hemácias, células do sangue com função de transportar oxigênio. É que quando usado topicamente, ou seja, externamente, o ozônio tem características de antisséptico, conseguindo eliminar fungos, bactérias e vírus. Por isso ele é ótimo para higienizar a pele antes de alguns procedimentos, como o microagulhamento, e também depois, quando a pele precisa de uma carga asséptica, como pós-peeling.

Ele conta que o instituto sempre realizou pesquisa e desenvolvimento para empresas - inclusive sobre ozonioterapia.O Dr. Rafael Ferreira ressalta a importância de um acompanhamento rigoroso e da formação adequada para garantir a aplicação segura e eficaz da ozonioterapia.Também acabam se beneficiando da melhora da circulação e oxigenação dos tecidos, que ajuda a combater o envelhecimento celular, e a melhorar o sistema imunológico.– A Dermablue Cursos se reserva no direito de cancelar o curso caso não atinja o número mínimo de alunos pré-estabelecido.O segundo ponto a observar é qual é a quantidade de peróxido contida no óleo adquirido para ver se ela atende ao seu objetivo terapêutico, pois a Declaração de Madrid45 associa o índice de peróxido dos óleos a diversas afecções específicas, inclusive na área da estética.Rafael Ferreira Ela é superior a 50%, e, sinceramente, desconheço qualquer tratamento estético que chegue perto disso, sequer à metade dessa porcentagem."Trabalhos já demonstraram esta ação que é ozonioterapia Na estética de maneira isolada e em associação com outras técnicas como PRP."

Com chancela do CFF, instituto oferece curso de ozonioterapia

Regulamentada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como terapia integrativa em 2018, os conselhos de classe da área de saúde vem adotando a ozonioterapia. Alguns já possuem legislação própria para a prática, como os de odontologia, fisioterapia, enfermagem, farmácia, biomedicina e, até mesmo, o de enfermagem. A substância utilizada na terapia é uma mistura de gás ozônio com oxigênio - geralmente, na proporção de 5% de ozônio e 95% de oxigênio - realizada em um aparelho chamado gerador de ozônio medicinal. O processo é totalmente automatizado, e o profissional obtém como retorno o material já pronto para ser utilizado. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a obesidade é considerada uma doença crônica que consiste no excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde.

Por isso, o gás é injetado diretamente nas estrias, oferecendo resultado imediato e visível na diminuição dessas linhas. Alexandra Vicentini O couro cabeludo produz uma altíssima carga bacteriana, e isso prejudica tanto a saúde da raiz quanto a beleza do cabelo. E, como a principal característica do ozônio é sua capacidade antibacteriana, a ozonioterapia é capaz de eliminar essas bactérias prejudiciais, além de tratar os fios e higienizar a área, melhorar sua oxigenação e nutrição. E, a grande sacada é que ele é um oxidante temporário e que vai gerar, depois de um tempo, os ozonídeos, que são subprodutos do ozônio que vão estimular a cascata antioxidante pelo organismo.

E isso pode ser repetido em todas as regiões afetadas, como braços, barriga, coxas e bumbum. Alexandra Vicentini Apenas profissionais capacitados e constantemente atualizados, já que há muita novidade o tempo inteiro, podem manipular a dosagem e a via correta de aplicação da ozonioterapia. Também é importante lembrar que o ozônio é um gás extremamente instável e nocivo se for inalado. Portanto, precisa ser manipulado da forma correta, precisa, usando equipamentos específicos e em ambiente controlado. "A população mundial está ficando cada vez mais obesa. O acúmulo de gordura localizada, a celulite e a flacidez se tornam cada vez mais incidentes e a combinação entre estas irregularidades é chamada de síndrome de desarmonia corporal", observa Ferreira. "Desde a publicação da portaria ministerial, outros conselhos de classe se manifestaram criando suas próprias resoluções para autorizar, bem como colocar as exigências mínimas na capacitação de profissionais que gostariam de trabalhar com a técnica bem como as técnicas clínicas liberadas para cada classe", afirma. Alexandra Vicentini O ozônio estimula a produção de colágeno, favorecendo a divisão e a rotatividade de células saudáveis e acelerando a cicatrização da pele.

Ferreira conta que, "como se tornaram inúmeras as classes com amparo de conselho para atuação com as práticas de ozonioterapia, e muitas destas resoluções regem sobre um conteúdo mínimo e pré-qualificação do curso junto a entidades, o IRF decidiu dar ‘o próximo passo em sua história’". Alexandra Vicentini A ozonioterapia está realmente em alta na estética, mas ele veio para ficar porque ele tem respaldo na literatura e muita justificativa para ser usado com foco em beleza, bem-estar e saúde. As várias formas de aplicação permitem aos profissionais oferecem protocolos diversos e personalizados. A ozonização deu ao óleo a capacidade de reter o ozônio por mais tempo.

Comments
Spark TV content creators EARN 55% of their channel on Spark TV!